EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Este espaço destina-se para a discussão e interação entre todos os que necessitam ou simplesmente gostam das novas tecnologias aplicadas à educação.

terça-feira, outubro 31, 2006

Uso de filmes na escola


É inegável a necessidade de integrar diferentes linguagens nas aulas em todos os níveis de ensino. Nesse contexto, filmes são recursos que mais facilmente são incorporados à rotina escolar. No entanto, faz-se necessária a reflexão: que estamos fazendo com eles?
O cinema e a TV são dotados de linguagem própria e compreendê-los vai além da simples apreciação de imagens e sons, assim como ler é mais do que decodificar palavras.
Desse ponto de vista, não basta levar os alunos ao cinema como um passeio, ou apresentar um vídeo para substituir a fala do professor sobre um determinado assunto. É preciso propor a leitura reflexiva desses meios, em um determinado contexto, com sua linguagem peculiar, sua manifestação cultural, bem como possibilitar o espaço da criação usando essa linguagem, extrapolando o papel passivo da recepção da imagem e do som. Soma-se a isso a possibilidade de criar o diálogo entre as diferentes mídias, comparando-se características e informações obtidas em cada uma delas. É preciso educar para se viver a ( e na) Sociedade da Informação, com toda a sua gama de produção cultural.
Somente a prática reflexiva traz novas perspectivas aos processos educativos. Nós educadores precisamos constantemente buscar referenciais, discutir práticas, propor novas reflexões. Espaços de interação voltados aos educadores são caminhos importantes nessa busca reflexiva.

Eliane Candida Pereira

8 Comments:

  • At 6:38 PM, Blogger Osvaldo Morais said…

    OLÁ A TODOS!
    PARA COMENTAR VOCÊ DEVE ESCREVER NO CAMPO AO LADO, CLICAR EM "OUTRO", ESCREVER SEU NOME E CLICAR EM "PUBLICAR SEU COMENTÁRIO".

     
  • At 6:42 AM, Anonymous Anônimo said…

    Os Filmes aplicados em sala de aula tornaram-se importantes a partir do momento que seus professores são conscietes da sua utilidade.Pois podemos trabalhar tanto o sonoro,visual e o psicologico da criança quanto ao entendimento do mesmo em produções de texto escritos e discursivos.

     
  • At 7:03 AM, Anonymous Anônimo said…

    Os trabalhos audiovisuais é algo muito fantastico para se praticar,pois os alunis usam o real e o imaginario fazendo-os viajar.

     
  • At 7:03 AM, Anonymous Anônimo said…

    Os trabalhos audiovisuais é algo muito fantastico para se praticar,pois os alunis usam o real e o imaginario fazendo-os viajar.

     
  • At 7:04 AM, Anonymous Anônimo said…

    Os trabalhos audiovisuais é algo muito fantastico para se praticar,pois os alunis usam o real e o imaginario fazendo-os viajar.

     
  • At 5:10 PM, Anonymous Anônimo said…

    È de grande importância levar filmes para sala de aula, desde que sejam educativos e possam a partir dele trabalhar o tema abordado, e através de discussões, possamos ouvir opniões e observar a criatividade e a interpretação de cada um deles. Com as novas tecnologias audiovisuais é de grande importância para a vida de todos nós, professores e alunos.

     
  • At 5:30 PM, Anonymous Anônimo said…

    APLICAR FILMES NAS AULAS É MUITO IMPORTANTE ,POIS O MESMO LEVA O EDUCANDO NÃO SÓ A CONHECER NOVOS TIPOS DE LINGUAGEM MAS SIM TER UMA VISÃO CRITICA DO ASSUNTO QUE ESTA SENDO ABORDADO NO FILME. E DESTA FORMA LEVANDO A TECNOLOGIA PARA A SALA DE AULA FAZENDO COM QUE SUAS AULAS SE TORNEM PRASEROSAS E RICAS EM CONHECIMETOS ABSORVIDOS PELOS EDUCANDOS.

     
  • At 4:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    Os recursos audiovisuais são um meio eficaz de preparar o aluno para o mundo virtual e tecnológico de forma crítica. Para que isso ocorra, é necessário que o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem possibilite o uso desses recursos no cotidiano escolar, e o filme é um meio de proporcionar uma aula interativa envolvendo ludicidade. Outra forma criativa de se trabalhar com filmes, é envolvendo os conteúdos programáticos com finalidades pedagógicas, objetivos pré-estabelecidos para aquisição de conhecimentos, estabelecimento de relações, aplicabilidades e generalização dos conhecimentos.

     

Postar um comentário

<< Home